Pesquisar este blog
quarta-feira, 23 de novembro de 2011
Atividade 4
Elisabete Leite
Com o programa Cmap eu aprendi organizar meus trabalhos, pois trabalho na secretaria com mapas, arquivos, conceitos e muitas outras escritas. Este programa está me auxiliando muito. Estou me aperfeiçoando cada dia mais e espero melhorar na estética com o passar do tempo em que eu for utilizando o programa.
Atividade 4
Mapas Conceituais
É, foi assim!
Para realizar a atividade proposta no módulo quatro escolhi um grande poeta francês, Charles Baudelarie e seu poema desejo de pintar pensando em mostrar um pouco da trajetória deste artista das letras, cores e vida.
meus mapas conceituais
Mapas conceituais
terça-feira, 22 de novembro de 2011
Mapa Conceitual: Apresentação
Turma Mapas conceituais e aprendizagem colaborativa, chegamos ao final das atividades, no entanto não ao fim do aprendizado.
Obrigado pela parceria de todos, pelos tutores.
Grande abraço e sucessos a todos.
segunda-feira, 21 de novembro de 2011
Mapas Conceituais
Mapas conceituais - publicação
Como trabalho na secretaria eu estou aplicando os mapas na renovação e reorganização de arquivos de funcionários e tabelas administrativas e pedagógicas no geral. Na escola em que trabalho os professores utilizam diário eletrônico, e eu estou passando para eles este o programa do Cmap. Vou ensinando aos poucos para quem tem interesse. E eles estão gostando muito. Eu estou organizando meus arquivos com o Cmap e estou achando muito prático. Está facilitando muito meu trabalho. Só falta eu me aprimorar mais nas setinhas. Abraços a todos. Lucieny.
É uma ferramenta pedagógica e dinâmica, possibilita também a construção do próprio conhecimento e estímulo à aprendizagem do aluno.
Para mim, enquanto educadora, renovou mimha prática pedagógica e vencer a timidez em relação a cursos de informática onlline.
Agradeço ao professores (tutores) especialmente ao professor Edson, pela atenção e paciência, o que me ajudou a ficar mais a vontade.
Aos colegas que fiz, o meu muito obrigada e foi um prazer estar com vocês e até breve!
Geralda Rodrigues
domingo, 20 de novembro de 2011
Mapa Conceitual - Avaliações
Mapas conceituais como instrumento de ensino
Aprendizagens mapas conceituais
Gostei muito participar do curso.
Aprendi que o trabalho com mapas conceituais favorece a organização e a estruturação do pensamento , habilidade essa importante na aprendizagem de qualquer disciplina.
No caso específico da Língua Portuguesa, acredito que por sua linguagem sintética, “telegráfica”possam atrair o interesse dos alunos, a maioria sem muita facilidade para a expressão através de textos mais longos e detalhados. E a partir dos mapas, que podem funcionar como um planejamento do que se vai expor, poderemos desenvolver a habilidade de construção de texto escritos, com linguagem mais elaborada.
Obrigada a todos.
Acima dois mapas. O primeiro contém a minha apresentação e o segundo, ilustra possibilidades de uso dos mapas no contexto escolar.
Mapas Conceituais produzidos no curso
Durante esse curso de Mapas Conceituais tive a oportunidade de aprender o que são os mapas conceituais e suas aplicações para o ensino e aprendizagem. Gostei bastante da proposta de produzir mapas conceituais para a apresentação e aplicação pedagógica. Aí estão os mapas que produzi:
Agradecimento
Aos colegas de curso, espero reencontrá-los em novas oportunidades virtuais ou quem sabe pessoalmente. Grande abraço a todos. Elenara M. Baldim Ribeiro
Mapas conceituais na prática pedagógica
O curso Mapas conceituais e aprendizagem colaborativa do Núcleo Amigo do Professor, possibilitou a construção e ampliação de meus conhecimentos no uso de recursos tecnológicos, os cmaps. Constituindo-se como ferramenta pedagógica dinâmica, sintética e interativa na organização gráfica do conhecimento e suas conexões, tendo sua aplicabilidade na sala de aula de modo a contribuir para uma aprendizagem significativa e colaborativa dos alunos.
sábado, 19 de novembro de 2011
Quem sou e Possibilidades Pedagógicas para os Mapas Conceituais
O segundo mapa...
Mapas Conceituais Utilidade Tecno-Didática
A utilização de mapas conceituais nas aulas de Filosofia auxiliou a professora e alunos um melhor entendimento do conteúdo ministrado á respeito do Projeto de Friedrich Nietzsche estabelecendo o ensino - aprendizagem significativa por assimilação de novos conceitos, em sala de aula.
Como ferramenta de aprendizagem para o estudante foi util para planejar o estudo e a redação das atividades preparando-0s para as avaliações.
Para a professora constituiu um poderoso auxiliar na tarefa cotidiana da escolha temática abordada, tornando claro os conceitos dificeis, arranjando em uma ordenação sistemica o pensamento do grande filósofo da modernidade, possibilitando avaliar o alcance dos objetivos pelos alunos.
Grande Abraço