Pesquisar este blog

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Exemplo de mapa conceitual



Segue minha apresentação em formato de mapa conceitual.

Atividade 4




Olá, pessoal!


Quero deixar registrada minha satisfação em participar do curso "Mapas conceituais e aprendizagem colaborativa". Foi muito bom aprender a utilizar mais uma ferramenta para uso pedagógico e pessoal, pois os mapas conceituais, além de poder ser utilizado em sala de aula, é também uma ferramenta para organização do conhecimento, um tema sobre o qual tenho refletido bastante ultimamente.


Gostei de ver também a participação dos colegas. Cada mapa que era postado no moodle em trazia novas ideias à mente. Isso é enriquecedor.

Ainda estou aprendendo a utilizar o CMap, Adicionar imagemmas fiquei bastante empolgado com as possibilidades apresentadas no programa. Abaixo, seguem os dois mapas que elaborei nas atividades do curso.

Abraços,

Marcos

















Elisabete Leite



Com o programa Cmap eu aprendi organizar meus trabalhos, pois trabalho na secretaria com mapas, arquivos, conceitos e muitas outras escritas. Este programa está me auxiliando muito. Estou me aperfeiçoando cada dia mais e espero melhorar na estética com o passar do tempo em que eu for utilizando o programa.



Atividade 4




Eu já conhecia os mapas conceituais e já trabalhava com eles em sala de aula, porém eles já estavam prontos e não havia esse processo de construção. Eu gostei muito do curso, pois quando construo os mapas posso levar em consideração o aprendizado do aluno e dar foco àquilo que ainda não foi compreendido por ele. Creio que com a prática chegaremos a perfeição.

Natália Corrêa

Mapas Conceituais

Interessante quando uma coisa nova te pega de repente nessas esquinas da vida.
Quando entrei no curso não imaginava tanta coisa diferente. O mais interessante é que este curso permitiu que eu revisse o que já havia visto.
Sabe quando você viaja de novo ao mesmo lugar e é surpreendido por várias novidades.
É, foi assim!
Por causa das atividades iluminei vários pontos escuros que permaneciam dentro das minhas aulas.
Porquês? Comos? Quandos? Surgiram.
Além disso, proporcionei aos jovens que participaram da disciplina uma forma inovadora de debruçarem-se nas Teorias.
É... Agora...
Agora chegou a hora de virar a esquina de novo. Quem sabe outras novidades da NAP não me surpreendem por aí. Afinal, "o mistério pode sempre acontecer".

Para realizar a atividade proposta no módulo quatro escolhi um grande poeta francês, Charles Baudelarie e seu poema desejo de pintar pensando em mostrar um pouco da trajetória deste artista das letras, cores e vida.

Com certeza deve haver alguns erros de interpretação. Peço desculpas aos especialista, me aventurei neste interpretação por conta da escola, já que os alunos do Ensino Médio receberam estes livros numa das escolas que trabalho. Espero que apreciem.

PROJETO CONSCIENCIA NEGRA

PROJETO CONSCIENCIA NEGRA

meus mapas conceituais











Obrigada ao tutor Edson e colegas de curso pela aprendizagem colaborativa.
Maria Aparecida Viegas de Melo





































































































































Atividade 4


Elen Saldanha Moura

Mapas conceituais


Caros colegas e tutor!



Foi muito compartilhar com vocês esse tempo de formação e de produção de conhecimentos. Acredito que o mapa conceitual é uma ferramenta que contribui de diversas formas: estudo, ensino, técnicas, independente da área de conhecimento. Compartilho os mapas conceituais que desenvolvi durante o curso. São apenas os primieros, precisam ser aprimorados, mas comcertezam demostram um processo de aprendizagem. Para tornar a aprendizagem colaborativa é preciso cultivar a interação e a troca. Espero que novas oportunidades aconteçam para que possamos construir redes de aprendizagens.


Boa sorte e sucesso a todos!!


















terça-feira, 22 de novembro de 2011

Mapa Conceitual: Apresentação


Turma Mapas conceituais e aprendizagem colaborativa, chegamos ao final das atividades, no entanto não ao fim do aprendizado.

Obrigado pela parceria de todos, pelos tutores.

Grande abraço e sucessos a todos.
Ola colegas de curso,

Valeu por tudo!

Um grande beijo no coração!

Geralda



segunda-feira, 21 de novembro de 2011







Que bom poder utilizar uma nova ferramenta





para continuar fazendo e tendo o mesmo estilo





para realizar meus estudos.





Ferramenta útil e prazerosa.



Hoje relembrei um estudo do Plano de Interveção Pedagógica (PIP):



Mapa Conceitual - Apresentação


Apresentação

Mapas Conceituais


Mapas Conceituais
Quero manifestar a minha satisfação de compartilhar com todos este trabalho. Os mapas conceituais procuram estabelecer uma ligação do saber pedagógico com os diversos instrumentos teóricos do conhecimento. Durante a participação desta formação a mesma veio ao encontro cada vez mais necessário, aprimorar as diversas formas de pensar, raciocinar e construir novas metodologias didádicas. Tive a experiência com meus alunos e portanto, fico grato pela oportunidade de aprender com eles também.
Atenciosamente
Renato, Porto Alegre/RS

Mapas conceituais - publicação

Com a realização do curso tive a oportunidade de conhecer e aprender a usar os Mapas Conceituais e aplicá-los à prática pedagógica. Como proposta de trabalho, contruímos dois mapas conceituais: Apresentação Pessoal e Ideias para aplicação na sala de aula. Agradeço, a você, Edson, que com paciência nos orientou durante o curso. Foi um curso significativo e produtivo.

Meu mapa conceitual

Este é meu mapa de apresentação.

Como trabalho na secretaria eu estou aplicando os mapas na renovação e reorganização de arquivos de funcionários e tabelas administrativas e pedagógicas no geral. Na escola em que trabalho os professores utilizam diário eletrônico, e eu estou passando para eles este o programa do Cmap. Vou ensinando aos poucos para quem tem interesse. E eles estão gostando muito. Eu estou organizando meus arquivos com o Cmap e estou achando muito prático. Está facilitando muito meu trabalho. Só falta eu me aprimorar mais nas setinhas. Abraços a todos. Lucieny.

Mapas conceituais





O curso Mapas Conceituais possibilitou a construção e ampliaçao de meus conhecimentos no uso da tecnologia aplicada a educação.
É uma ferramenta pedagógica e dinâmica, possibilita também a construção do próprio conhecimento e estímulo à aprendizagem do aluno.
Para mim, enquanto educadora, renovou mimha prática pedagógica e vencer a timidez em relação a cursos de informática onlline.
Agradeço ao professores (tutores) especialmente ao professor Edson, pela atenção e paciência, o que me ajudou a ficar mais a vontade.
Aos colegas que fiz, o meu muito obrigada e foi um prazer estar com vocês e até breve!
Geralda Rodrigues

domingo, 20 de novembro de 2011

Mapa Conceitual - Avaliações

Fazer o curso mapas conceituais me possibilitou muito aprendizado, porque com ele podemos traçar uma única aula, para uma unidade de estudo, para um curso ou, até mesmo, para um programa educacional completo.  Como instrumento de avaliação da aprendizagem, mapas conceituais podem ser usados para se obter uma visualização da organização conceitual que o aprendiz atribui a um dado conhecimento e foi através do curso que aprendi e pude realizar com meus alunos


Mapa conceitual: apresentação


Mapas conceituais como instrumento de ensino

Trabalhar com mapas conceituais na sala de aula é muito bom, pois permite uma visão geral e sintética do tema em questão.
O curso permitiu troca de experiências e a possibilidade de perceber novas formas e possibilidades de aplicação dos mapas de conceito. Gostei muito!!!

Aprendizagens mapas conceituais



Gostei muito participar do curso.

Aprendi que o trabalho com mapas conceituais favorece a organização e a estruturação do pensamento , habilidade essa importante na aprendizagem de qualquer disciplina.

No caso específico da Língua Portuguesa, acredito que por sua linguagem sintética, “telegráfica”possam atrair o interesse dos alunos, a maioria sem muita facilidade para a expressão através de textos mais longos e detalhados. E a partir dos mapas, que podem funcionar como um planejamento do que se vai expor, poderemos desenvolver a habilidade de construção de texto escritos, com linguagem mais elaborada.

Obrigada a todos.

Acima dois mapas. O primeiro contém a minha apresentação e o segundo, ilustra possibilidades de uso dos mapas no contexto escolar.

Mapas Conceituais produzidos no curso

Olás!

Durante esse curso de Mapas Conceituais tive a oportunidade de aprender o que são os mapas conceituais e suas aplicações para o ensino e aprendizagem. Gostei bastante da proposta de produzir mapas conceituais para a apresentação e aplicação pedagógica. Aí estão os mapas que produzi:


Agradecimento

Prof. Edson, obrigada pelo suporte e paciência. Sucesso nos novos cursos e novas turmas.
Aos colegas de curso, espero reencontrá-los em novas oportunidades virtuais ou quem sabe pessoalmente. Grande abraço a todos. Elenara M. Baldim Ribeiro

Mapas conceituais na prática pedagógica

Olá pessoal!!!
O curso Mapas conceituais e aprendizagem colaborativa do Núcleo Amigo do Professor, possibilitou a construção e ampliação de meus conhecimentos no uso de recursos tecnológicos, os cmaps. Constituindo-se como ferramenta pedagógica dinâmica, sintética e interativa na organização gráfica do conhecimento e suas conexões, tendo sua aplicabilidade na sala de aula de modo a contribuir para uma aprendizagem significativa e colaborativa dos alunos.











Elenara Mac Intyer Baldim Ribeiro




sábado, 19 de novembro de 2011

Quem sou e Possibilidades Pedagógicas para os Mapas Conceituais

Neste curso tivemos a oportunidade de conhecer as possibilidades pedagógicas para o uso dos mapas conceituais.

 Construímos alguns mapas que ajudaram a ter ideias a serem utilizadas em sala de aula.

A seguir, os mapas construídos durante o curso. O primeiro traz um pouco de informações pessoais, enquanto o segundo apresenta algumas possibilidades pedagógicas para o uso dos mapas conceituais.




O segundo mapa...


Mapas Conceituais Utilidade Tecno-Didática

Prezados

A utilização de mapas conceituais nas aulas de Filosofia auxiliou a professora e alunos um melhor entendimento do conteúdo ministrado á respeito do Projeto de Friedrich Nietzsche estabelecendo o ensino - aprendizagem significativa por assimilação de novos conceitos, em sala de aula.
Como ferramenta de aprendizagem para o estudante foi util para planejar o estudo e a redação das atividades preparando-0s para as avaliações.
Para a professora constituiu um poderoso auxiliar na tarefa cotidiana da escolha temática abordada, tornando claro os conceitos dificeis, arranjando em uma ordenação sistemica o pensamento do grande filósofo da modernidade, possibilitando avaliar o alcance dos objetivos pelos alunos.

Grande Abraço

Compartilhando meus Cmaps

A participação no curso oportunizou-me conhecer mais sobre os Mapas Conceituais e como construí-los, ampliando minhas possibilidades de atuação pedagógica. Por meio das idéias e ferramentas apresentadas durante essa formação, vislumbro uma nova perspectiva para a criação de ambientes de aprendizagem significativa e colaborativa em sala de aula. Pois acredito que o trabalho com mapas conceituais permitirá a construção de conhecimento ao engajar o estudante na busca de conexões entre sua vivência e o novo conhecimento. Abaixo, os mapas construídos, durante o curso.

Apresentação pessoal, atuação e concepção pedagógica.

 


Possibilidades pedagógicas de uso dos mapas conceituais



quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Utilizando o Mapa Conceitual

Olá, neste exemplo foi utilizado o mapa conceitual para apresentar os formadores e o conteúdo que seria trabalhado, no encontro com educadores...